DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2024

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio e foi instituído pelo ICOM - Conselho internacional de Museus, em 1977, com o intuito de promover a reflexão e debate, por parte da sociedade, sobre o papel dos museus.
Em 2024, o tema “Museus, Educação e Investigação” sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística, onde o dia apela a um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo.
Nesse sentido, a Fundação Cupertino de Miranda apresenta a sua programação centrada na temática da Arte e do Digital.

Programa

15 MAIO, QUARTA-FEIRA
  • 14h00 – 18h00

    ACD online “Curadoria e Conservação Preventiva”

    Iremos abordar o papel de um curador e os passos necessários para a criação de uma narrativa, passando por soluções expositivas, regras de segurança e conservação preventiva em contexto escolar.

    Destinatários: Professores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 13 de maio: https://www.cfaevnf.pt/course/3225. Duração: 3h30. Lotação mínima de 30 pessoas. Local: Plataforma CFAEVNF.  Caso ainda não se encontre registado/a na plataforma do CFAEVNF, deve efetuar o seu registo em: https://www.cfaevnf.pt/login, acedendo a "não está registado" e de seguida deve inscrever-se na ação - https://www.cfaevnf.pt/course/3225

16 MAIO, QUINTA-FEIRA
  • 10h00, 14h30

    Visita dinamizada “Pensar a liberdade”

    O que é a liberdade? Consideram-se livres? Num ano em que se celebram 50 anos de liberdade e 100 anos de Surrealismo, queremos refletir sobre o lema “AMOR, LIBERDADE E POESIA” através da observação de obras de arte!

    Destinatários: Público escolar a partir dos 12 anos e seniores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 15 de maio: [email protected]. Duração 90 min. Lotação: 30 pessoas (mínima de 10). Local: Museu FCM.

17 MAIO, SEXTA-FEIRA
  • 10h00, 14h30

    Visita dinamizada “Pensar a liberdade”

    O que é a liberdade? Consideram-se livres? Num ano em que se celebram 50 anos de liberdade e 100 anos de Surrealismo, queremos refletir sobre o lema “AMOR, LIBERDADE E POESIA” através da observação de obras de arte!

    Destinatários: Público escolar a partir dos 12 anos e seniores. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 15 de maio: [email protected]. Duração 90 min. Lotação: 30 pessoas (mínima de 10). Local: Museu FCM.

  • 12h30, 17h00

    Visita orientada online à exposição temporária “Mário Cesariny – Em todas as ruas te encontro”

    Mário Cesariny foi figura central da intervenção surrealista em Portugal. A experimentação e o corte com as práticas mais académicas elevaram a sua obra a uma existência muito particular. Estarmos perante as obras de Cesariny é contactar com a sua vontade criativa, o seu pensamento, a sua curiosidade e, sobretudo, a sua exaltação à vida de: “tanto tão perto tão real”. Venham conhecer uma pequena mostra da incalculável herança cultural que nos deixou.


    Destinatários: Público em geral. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 16 de maio: [email protected]. Duração 30 min. Lotação mínima de 10 pessoas. Local: ZOOM da FCM.

18 MAIO, SÁBADO
  • 11h00

    Sábados em Família | Pedipaper “Em todas as ruas te encontro”

    Sabiam que Mário Cesariny dava novos destinos a coisas perdidas na rua? Sabiam que adorava gatos? E que nunca escreveu um poema em casa? Desafiamos a encontrarem Mário Cesariny - uma personalidade inquieta, polémica e revolucionária que lutou para ser livre no seu país – através de adivinhas.

    Destinatários: Famílias com crianças a partir dos 3 anos. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 16 de maio: [email protected]. Duração 90 min. Lotação: 30 pessoas (mínima de 10). Local: Museu FCM.

  • 16h00

    Recital performativo “Há um sol esplendente nas coisas – Mário Cesariny”

    Organização Cooperativa Bonifrates com apoio da FCM.
    Apelando à imaginação, pedimos que nos acompanhem numa viagem pelas ruas de Cesariny, pelos cafés das tertúlias, pelo atelier/quarto/casa desta figura incontornável do nosso panorama cultural que fez da trilogia Liberdade, Amor, Poesia a sua pele. O ar Mário sem porta espera-nos. Como um gato salta e voa toda a noite, rebela-se e por um processo de eliminação de sombras mostra-nos que há um sol esplendente nas coisas que só podemos contactar como amantes de olhos fechados e lâmpadas nos dedos e na boca.

    Destinatários: Público em geral. Inscrição gratuita com marcação obrigatória até 17 de maio: [email protected]. Duração 60 min. Lotação: 40 pessoas. Local: FCM.

  • 21h30

    Conferência “O espaço, a construção da personagem e a intertextualidade camiliana, em Domingos Monteiro” / Exibição do Manuscrito “Os brilhantes do brasileiro” de Camilo Castelo Branco, do dia 18 a 25 de maio. Organização Casa de Camilo – Centro de Estudos com apoio da FCM, no âmbito do bicentenário de Camilo Castelo Branco.

    Na comunicação em apreço, procuramos ilustrar a intertextualidade propiciatória entre os dois escritores, Camilo Castelo Branco e Domingos Monteiro (ambos viveram, inclusivamente, na cidade de Vila Real, tendo sido Domingos Monteiro aluno do então Liceu Central Camilo Castelo Branco!), a partir da análise do Conto "O Desconto", ínsito na obra História das Horas Vagas, publicada em 1966, e da novela Eusébio Macário, onde existe mesmo uma referência intradiegética a Camilo e a um episódio daquela novela que teve depois continuação em A Corja.

    Destinatários: Público em geral. Entrada livre. Mais info.: [email protected]. Duração 60 min. Lotação: 176 pessoas. Local: Auditório FCM.