MÁRIO CESARINY

(9 de agosto de 1923 - 26 de novembro de 2006)


A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) é detentora de grande parte do acervo pessoal de Mário Cesariny. Constituído por mais de duas centenas de obras de arte, objetos de sua casa, e pelo seu arquivo e biblioteca pessoal, no qual se encontram mais de quatro mil fotografias, cadernos, correspondência, livros intervencionados e vários registos manuscritos em simples papéis.
Em 2023, ano de centenário do seu nascimento, a Fundação Cupertino de Miranda e algumas entidades como o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a Editora Documenta e Manuel Rosa (detentor dos direitos de autor), juntam-se para programar, em conjunto, a divulgação da vida e obra de Mário Cesariny.
Este será um ano repleto de atividades, nomeadamente exposições, encontros e conversas, espetáculos, concertos e publicações, entre outros. Assim inicia-se este ciclo comemorativo a 5 de agosto, na Fundação Cupertino de Miranda com a exposição Mário Cesariny: Em todas as ruas te encontro, com curadoria de Marlene Oliveira, Perfecto Cuadrado e João Pinharanda. Nesta mostra serão apresentadas obras do principal núcleo artístico de Cesariny, presentes na coleção da Fundação Cupertino de Miranda. Para além disso, poderão ser vistos objetos que se encontravam nas paredes de sua casa, ou espalhados pelo seu quarto. Estará patente até setembro de 2024, sofrendo alterações ao longo do ano, incluindo obras não tão reconhecidas.

A 5 de outubro abre no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia a exposição intitulada O Castelo Surrealista, com curadoria de João Pinharanda, Afonso Dias e Marlene Oliveira. Esta será uma exposição mais ampla, não só com obras de Mário Cesariny, mas também de artistas como Vieira da Silva, George Sand, Edouard Jaguer, André Breton, Cruzeiro Seixas, entre outros, de coleções particulares e de vários museus nacionais e internacionais. Estará patente até 18 de fevereiro de 2024.
A Fundação Cupertino de Miranda levará parte do núcleo artístico de Mário Cesariny a outros museus, como o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, de março a junho de 2024 e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, de junho a setembro de 2024.
A FCM assinalará o dia de aniversário, 9 de agosto, com momentos de poesia e visita orientada à exposição.  Neste mesmo dia, a Antena 2 passará, às 18h00, uma entrevista de João Almeida com Perfecto Cuadrado (Coordenador do Centro Português do Surrealismo), na qual serão expostos aspetos mais pessoais da vida de Mário Cesariny.
A dia 5 de outubro, no MAAT, será apresentado o espetáculo CORPO VISÍVEL, um projeto do Boca Associação Cultural, também assente na poesia do autor.
O mês de novembro será um dos mais importantes nestas comemorações, com conversas em torno de Mário Cesariny, organizadas em 2 sessões, pelos Professores Bernardo Pinto de Almeida e António Cândido Franco. E a realização dos XVII Encontros – Mário Cesariny (que se realizam anualmente aquando a data da sua morte, 26 novembro), nos quais se integra o evento Carmina. Este é um evento dedicado à poesia e em especial a Mário Cesariny, que decorrerá entre 23 e 26 de novembro, coordenado pelo Professor Fernando Cabral Martins, e que contará com várias mesas redondas, com as temáticas Imagem, Arte, Poesia e Fernando Pessoa, tendo como convidados: Rosa Maria Martelo, Perfecto Cuadrado, Ilda David’, João Pinharanda, José Manuel dos Santos, Manuel Rosa, António Gonçalves, Afonso Dias Ramos, Joana Matos Frias, Emília Pinto de Almeida, Golgona Anghel, Gustavo Rubim, Tania Martuscelli, Rui Sousa, Pedro Eiras, Mariana Pinto dos Santos, António Feijó e Richard Zenith.
Este evento integra, também, o espetáculo Herói é o Meu Nome, da Fértil Cultural, apresentado no dia 25 de novembro, na FCM, e que parte do primeiro verso do poema “Herói”, de Mário Cesariny, propondo uma composição teatral que evoca a sua vida e obra. Haverá, no dia 26 de novembro, na FCM o concerto OS POETAS, projeto concebido por Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, com 5 músicos em palco, totalmente dedicado à poesia de Mário Cesariny.
Serão lançadas, ao longo do ano, diversas publicações a nível nacional e internacional.